4 de junho de 2009

Saber Viver

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar.

[Saber Viver]

Texto de uma das maiores poetisas deste país. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, vulgo Cora Coralina, viveu 96 anos (1889-1985) de uma vida intensa, verdadeira e pura. E há quem não valorize nosso "produto nacional".

Adoro literatura estrangeira. AMO! Mas nada me faz menosprezar a do meu país. E cabe a cada um de nós dar valor ao que há de bom nesta terrinha de 8.514.876,599 quilômetros quadrados, diante de tanta coisa ruim que presenciamos aqui.

E tem mais, meus amores! Não há francês que tenha moral para falar da segurança do meu aeroporto, ok? Cogitar que seria muito fácil o embarque de um terrorista no avião porque a segurança no aeroporto do Rio é falha... Ficar jogando a culpa de um lado pro outro em uma situação como essas... É aquela história do irmão mais novo; "Ai de quem bater no meu irmão! O irmão é meu e a única que pode bater nele sou eu!". Hã...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário