29 de outubro de 2009

Microcosmos

Na semana de 12 a 16 de outubro, aconteceu o VI Congresso Acadêmico de Defesa Nacional, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga - SP. Não cheguei a citar aqui, mas estive neste mesmo congresso no ano passado, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende - RJ. Pela segunda vez seguida, uma semana do meu ano foi dedicada a assistir palestras sobre defesa nacional, conhecer gente do Brasil inteiro, me divertir e guardar boas lembranças. Depois me perguntam porque eu gosto tanto de ir a esses eventos...

Academicamente falando, confesso que foi um tanto melhor do que o de 2008. Na AMAN, não tivemos muito ganho intelectual; as palestras foram fracas e os debates foram completamente inúteis. Já na AFA, as palestras foram maravilhosas e o novo esquema de apresentação de trabalhos tornou o processo muito enriquecedor. Juntei material anotado pra produzir bastante coisa.

Mas congressos são, como diriam no Twitter, #fiftyfifty. A diversão é fundamental. Tivemos coquetel, show, baile, mas Pirassununga (vulgo “Pirassunucamais”) não colaborou tanto. Era de se esperar... Na AMAN conseguimos sair TODOS os dias, porque a academia é muito próxima do centro da cidade e Resende é maior.

As pessoas, como sempre, foram o ponto alto do evento. Adoro conhecer gente nova, mas amo ainda mais conhecer um pessoal legal. O que me deu uma impressão muito boa, esse ano na AFA, foi a qualidade do povo que apareceu por lá. Alto padrão! A gurizada tava matando a pau; com raras exceções (citemos o mestrando da PUC Minas e a Vassourinha... Hahaha!), era espantosa a quantidade de gente muito inteligente e divertida. Interagi mais com o pessoal da UFF (muito show), com os meninos da EN (os que já conhecia e os que conheci lá, sempre muito legais) e com a gauchada da UFRGS (muito queridos).

Não sei de onde vem isso, mas eu sempre gostei de observar as pessoas. Deve haver alguma coisa de antropóloga em mim, só não encontrei direito ainda. Fico encantada com a forma como esse congresso forma um microcosmos muito curioso. Convivemos durante uma semana, conhecemos gente de todo o Brasil e acabamos saindo de lá com boas amizades. É um intercâmbio muito bom. O Denison, por exemplo, é um amigo que conheci na AMAN e mora em Roraima. O Igor, que conheci na AFA, mora em Porto Alegre. A Júlia, também da AFA, mora em Campo Grande – MS. E por aí vai.

Foi uma semana maravilhosa, adorei!

2 comentários:

  1. Pode chorar depois de ver você falando assim do Congresso da AMAN?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa....pelo visto foi realmente sensacional o congresso. Pena que o congresso de 2008 você avaliou como de baixa qualidade. Mas você tem cabedal para isso, já quer participou de dois congressos para comparar.
    Vou destacar aqui o quanto fiquei feliz de ver meu nome ali...rs
    Realmente posso destacar o seu empenho na hora de querer produzir o texto lá na hora do grupo.
    Belo texto!!

    ResponderExcluir