1 de junho de 2011

Dia de Faxina


Na semana passada participei pela primeira vez da faxina mensal da sala de estudantes na OSIPP (Osaka School of International Public Policy). Faltei a primeira do ano, que aconteceu no mês passado, então me senti meio que na obrigação de ir dessa vez. No fim, a faxina foi muito divertida e pude conversar com um monte de gente.

Pode parecer estranho para nós, ocidentais, mas no Japão as crianças são acostumadas, desde pequenas a faxinar suas escolas e, conforme o tempo passa, vão faxinando suas salas no ensino médio, na universidade etc. No meu caso, tenho como "minha sala" a sala dos estudantes, onde ficam os armários e as mesas de estudo, além de um espaço pra "relaxar" - a "refresh room". Mas, no caso de amigos que frequentam "laboratórios ao pé da letra", com aquele esqueminha que aprendemos nas aulas de química do colégio - pipetas, beckers, tubos de ensaio etc. -, as faxinas são mais comuns e envolvem não só os alunos, mas também os professores responsáveis. Mas, na maior parte das vezes, são faxinas simples; só pra tirar a poeira, varrer o chão, passar um pano nas mesas e janelas.

O importante dessas faxinas, na verdade, está em outro aspecto. No ocidente assumimos a faxina como algo que deve ser feito por pessoas pagas para este tipo de serviço. Sim senhores, a mentalidade é essa e não podemos negar. Nunca colocaríamos nossos filhos para varrer o chão da sala de aula ou limpar as janelas, a escola tem funcionários específicos para isso. No Japão, porém, a faxina implica não só no quesito higiênico da coisa, mas sim na construção de uma consciência de grupo e responsabilidade. Aquela sala e aqueles objetos são seus também e você deve cuidar deles, deixá-los limpos. E não apenas fazer uso, sujar e deixar de lado, porque os outros membros do seu grupo, seus colegas, também vão usar. Sem contar que, convenhamos, você sujaria o que te deu trabalho para limpar?

No Brasil não temos esse tipo de prática, mas acho que seria tão bom criarmos. Um pano ou uma vassoura não deixariam nenhuma criança traumatizada e, sinceramente, talvez elas se tornassem seres humanos melhores, reduzindo o número de Paloccis, Antônios Carlos Magalhães, Sarneys etc.

Enfim... Queria só compartilhar mais uma das minhas experiências nipônicas. Mais uma das que eu acho que seriam tão boas se adotadas no Brasil. Qualquer dia desses escrevo melhor (mais especificamente) sobre o meu departamento na universidade e coloco umas fotos de lá.

6 comentários:

  1. Cultura milenar... Se o Brasil importasse um pouquinho disso tudo, seria TÃO bom, né? Porque JUSTAMENTE o que reclamamos incansavelmente aqui é da falta de senso comum, de espírito de comunidade... Vide nossos políticos que, na verdade, só defendem a "política" do "vou me dar bem!"... Senso comum e espírito de comunidade se ensina desde cedo...

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho que dizer que no começo, realmente achava estranho esse negócio da faxina... Mas agora acabei me acostumando. No meu lab, a faxina rola toda segunda e realmente todos participam. Acho que seria bom mesmo implantar isso no Brasil. As crianças aprenderia a dar mais valor e zelar do espaço que ocupam!

    ResponderExcluir
  3. oioi!
    muito bom ver que vc está aproveitando bem a estada no Japão! :-)
    eu me lembro que na escola em que estudei japonês quando criança, funcionava como uma "escola de japonês' e não de idiomas, então, a gente tinha uma escala de limpeza da sala. e no final do ano, rolava a grande faxina-de-final-de-ano na escola toda. a gente fazia isso nas praças perto tb, pintamos o play de uma, catávamos folhas e lixo, tipo mutirão mesmo. eu lembro que achava bem legal e divertido. muitas vezes dava preguiça, é verdade. Hoje, eu vejo que isso é bem importante, mas nem todo mundo entende o significado disso.
    nossa, escrevi um livro! tem limite de caracteres aqui? rsrs.
    bjk.

    ResponderExcluir
  4. Eu que o diga sobre faxina tambem..toda semana! E, no começo de todo mes, uma faxina de equipamentos mais completa. E, no final do ano, a faxina geralq ue dura o dia todo! Affe!
    Mas seria uma ideia boa no BR..as vezes me lembro do meu lab que a gente ficava com preguiça de encher as caxas de ponteiras...tsc tsc tsc.

    ResponderExcluir
  5. Olá, descobri teu blog na Lola e estou dando uma olhada. Adoro ver experiências de pessoas q moram em outro lugar, é bom ver as diferenças culturais, etc...
    Sobre o assunto, estudei no Colégio Militar de Curitiba e tds os dias um grupo de alunos era responsável por varrer a sala, alinhar carteiras e afins. Não fazíamos tudo, acho q os soldados limpavam o resto, mas era tão natural q nunca pensei no aprendizado por trás disso.
    parabéns pelo blog, vou continuar lendo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito legal seu blog!
    continue nos mostrando como é maravilhoso e diferente essa parte oriental de nosso planeta, que tanto desconhecemos.

    ResponderExcluir