17 de novembro de 2011

Mudança(s)

Sem dúvida nenhuma, vir morar no Japão foi uma das grandes mudanças da minha vida. Isso eu não posso e não devo negar. Além de que repito isso tendendo a infinito aqui no blog e pobre de vocês que são obrigados a ler...

Mas, nesse último mês (ou nos últimos dois meses), passei por um processo de mudança física. Nada de mudança de comportamento, pensamento e todo esse meu papinho filosófico de sempre. Tá... Até que envolveu muito disso também, mas foi mesmo o processo literal que levou a tudo.

Há tempos vinha me sentindo extremamente infeliz no dormitório, a verdade é essa. Não conseguia mais viver fechada naquele quartinho, dividindo meus espaços de higiene com gente que nem gostava de mim. Depois que todos os meus amigos se mudaram do meu prédio, viver lá era meio sofrido demais. Lógico que sempre tinha a chance de correr para o segundo prédio e tal, mas eu não queria mais aquilo. E, no fim das contas, amizades não se prendem a lugares, né não amigos do Brasil? (rs)

No fim de setembro, depois de decididos a morarmos juntos, eu e Carlos partimos pra imobiliária e começamos nossos procedimentos. Encontramos o apartamento que nos agradava, com o valor bom (podendo até se dizer barato para os padrões japoneses), novo, espaçoso e com tudo que queríamos de diferente do dorm. A parte imobiliária, no Japão, é relativamente fácil (não fosse pela língua), porque eles te dão todas as opções e te levam para visitas no mesmo dia. Nossa busca por um lugar acabou no mesmo dia em que começou (ignorando, é claro, todo o meu TOC e a busca virtual anterior). Mas, como todo mundo sabe, tava fácil demais...

A universidade, por sermos alunos estrangeiros e não termos parentes aqui, teve que ser nossa fiadora. Ou melhor, fiadora do Carlos... Ao chegarmos, felizes e contentes, para ver os papéis lá, fomos avisados de que a nossa amada O.U. não aceitava ser fiadora de “casais não-casados”. Sim, isso mesmo... No país onde a pedofilia é quase incentivada, os pornôs são bizarros etc., morar junto sem ser casado é tabu. O pior de tudo é imaginar que as pessoas podem ser só amigas, sem nenhum relacionamento amoroso, mas mesmo assim é feio que morem juntos. Agora, sentem e leiam com cuidado, do mesmo sexo é tranquilo, porque eles jamais vão imaginar, por exemplo, que pessoas do mesmo sexo podem ter um relacionamento amoroso também. Mas já superei minha indignação com essa parte. Na hora, chorei de raiva, doeu, quis bater em alguém e ainda tava de TPM. Mas superei...

O tempo passou, resolvemos as pendengas, mantivemos alguns fatos escondidos de determinadas pessoas (uma das grandes lições aprendidas no Japão) e seguimos em frente.

No fim do mês, depois de todos os gastos lunáticos e todas as compras emergenciais, estava com \3 na conta. Vocês sabem o que são TRÊS IENES? Não, não são como R$3. Com \3 eu não compro nem uma bala Juquinha solitária. Tava numa pindaíba tão braba que, quando a bolsa saiu (véspera da mudança propriamente dita), fui ao Outback pra comemorar. (rs)

Mudamos no dia primeiro de novembro e a nossa “nova vida” começou... E, acreditem, nesses últimos 17 dias, muita coisa aconteceu. Aprendemos a lidar com muitas coisas, usamos nosso japonês ao limite, perdemos a calma zilhares de vezes... Até “informáticos” nós viramos um pouco; aliás, foi uma saga terrível instalar a internet com um CD-ROM ruim, sem nenhum auxílio da empresa e só nas tentativas, mas conseguimos depois de muito sofrimento. Até comprar roteador Wi-fi é MUITO difícil em japonês. Acreditem, comprar pão na esquina pode ser muito difícil quando você não é fluente em uma língua (exagero, tá!).

Agora tudo parece estar ficando mais simples, leve e do jeito que queremos. Falta bem pouco pra termos a “nossa casa” do nosso jeito. E vamos vivendo... Digo que é uma experiência TOTALMENTE nova dividir a casa com a pessoa que eu amo, mas tem sido muito gostosa também. Cheia de descobertas, sentimentos e coisinhas boas.

É isso... Depois de um longo e tenebroso inverno (mudança), estou de volta ao meu “blog-lar”... Huahuahua!

5 comentários:

  1. Eh, casa nova, vida nova, ares novos (e frios, jah com o meio do outono)!
    Eta dor de cabeça que foi essa mudança! Creio que o grosso ja foi...tanto pro bolso qto pra paciencia pra lidar com cada probleminha. Ainda faltam algumas coisas e pendencias burocraticas, mas nada comparado ao começo de tudo!
    NOssa...eu ainda hj sinto um pouco o fato de ter saido do dorm, por ter feito amizades e ter um ritmo de vida diferente la...agora que estamos imersos em um abiente (chato e sem graça) japones, muita coisa mudou. Nao tenho mais as pessoas num lobby conversando e rindo alto, sendo pessoas normais, mas tenho uma coisa linda em casa me esperando, muitas vezes com a comida quentinha! =)
    Mudanças, mudanças...ja tinha dito que nunca fui muito amigo dessa palavra...mas estamos sempre sucumbidos a ela, por menor q seja essa mudança, neh?
    Mas espero que, com essa mudança, muita coisa melhore tb...mais mudanças boas venham...naum soh o estresse que parece ter aumentado dia apos dia...
    Vamo q vamo no novo lar que se constroi!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. mudanças são sempre para o bem! dão trabalho, mas são para o bem, sempre! \*Ü*/
    fico muito feliz com a mudança de vcs! e só posso desejar muitas felicidades na casinha nova e muita, mas muita, paciência nesta nova fase da vida de vcs! ;-)
    beijoconas estaladas nos dois!
    da harumi

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super feliz por vocês!!! As mudanças vão acontecendo, e aos poucos tudo se acerta!

    Boa sorte na casa nova!!!

    Espero poder visitar vocês num futuro relativamente breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. É, mudar realmente causa uma desgaste em vários sentidos, mas é muito bom ter um lugar que você possa chamar de seu (mesmo que seja por apenas dois anos)! Desejo toda a sorte para você e para o Carlos no novo "cafofo" de vocês! E agora que somos praticamente vizinhas, vou viver na sua casa comendo das suas comidas gostosas! *olha a abusada*

    ResponderExcluir
  5. Coisa boa que é mudança!!
    Trabalhosa, cansativa, mas prenúncio de coisas novas, novos ares, nova vista, novo lugar... Sacudir a poeira que se instalou, rever a utilidade das coisas, se desapegar de algumas, renovar!! E até as dificuldades fazem parte, pq fazem tudo ficar mais animado. Já imaginaram uma vida sem elas? Sério... A gente reclama, mas uma vida sem dificuldades e desafios seria EXTREMAMENTE CHATAA!!! kkkk
    No mais, meu desejo de que tudo seja lindo e maravilhoso no novo lar e que vcs sejam um para o outro aquele porto seguro tão necessário e gostoso. E que a nova casa seja tudo aquilo que vcs querem e merecem!!!
    Beijo!!!!

    ResponderExcluir