2 de julho de 2012

New York, New York!

Que semana, senhores! Que semana! No dia 3 de junho, embarquei para Nova Iorque. Fui fazer um curso intensivo sobre o sistema da ONU, o que faz parte da minha pesquisa agora e parte da minha paixão na vida. Foi uma viagem de ida MEGA COMPLEXA, com direito a avião com pane, atraso de 4 horas, mala quebrada e confusão com o táxi, mas cheguei sã e salva. O difícil foi querer sair de lá...

Na chegada a NY, peguei um táxi do aeroporto, mas, por confusão minha, fui só até a estação de trem, pois iria gastar US$130 se quisesse ir ao campus. O taxista foi muito legal e me deu um monte de dicas fantásticas enquanto eu olhava pela janela do carro a ilha de Manhattan, encantada... Que cidade bonita! E louca! E cheia de gente! E organizada na sua bagunça.

A cidade de NY fica na região nordeste dos EUA e é dividida em uma parte continental e a ilha de Manhattan. Durante todo o meu tempo lá, estive em Manhattan. Minha cidade dormitório foi a vila de South Orange, em New Jersey. Uma linda cidadezinha, onde fica a Universidade Seton Hall, que ofereceu meu curso.

Por ser um curso intensivo, era mesmo muito difícil ter tempo suficiente pra conhecer a cidade inteira. Tínhamos palestras durante todo o dia e somente as noites ficavam livres. Mas procurei aproveitar cada minutinho livre para andar e absorver o máximo que pudesse de tudo aquilo.

NY é uma cidade bastante curiosa. É impressionante como um lugar pode ser tão imensamente cosmopolita! Perdi a conta das várias línguas e dos vários costumes que vi e ouvi pelas ruas. Não só perto do quartel-general da ONU, onde obviamente tudo era um milhão de vezes mais diversificado, mas em todos os cantos de Manhattan (não tive a oportunidade de me embrenhar pela parte continental de NY). Foi a primeira vez, fora do meu país, que me senti incluída, me identifiquei com um lugar e pude me ver vivendo lá. Os programas de TV que eu assisto, na maior parte seriados, estavam anunciados nos outdoors, a música era a mesma que eu escuto e a comida, procurando MUITO BEM, até que era gostosa. Me senti em casa. Tudo era tão diferente do Japão...

Visitei a ponte do Brooklyn, andei várias vezes por Times Square, fui a um espetáculo da Broadway (sonho realizado), vi a ‘grande maçã’ de cima do Empire State Building, comi um Wendy’s (haja colesterol), visitei a catedral de St. Patrick, fui ao Rockfeller Center, tirei quase 400 fotos, comprei coisinhas com o clichê ‘I ♥ NY’... E amei, amei muito essa cidade.

Assisti ‘Marry Poppins’, em cartaz no Amsterdam Theater e fiquei boquiaberta com a qualidade da produção, o elemento mágico da peça e como a Broadway é realmente maravilhosa. Meu amor por musicais foi multiplicado por 500 mil. Estive também no Grand Central Terminal, lembrei de todos os milhares de filmes que vi com aquele lugar (sim, incluindo Madagascar... hahaha!) e percebi que nenhum deles fez jus à beleza daquele prédio. Entrei no Chrysler Building crente que estava no Empire State, paguei mico com os amigos, mas vi o quanto aquele prédio é fantástico por dentro e por fora. O Empire State que me perdoe, mas o Chrysler é bem mais bonito. Num dos meus passeios solitários – coisa que adoro fazer quando viajo –, passei pelo Bryant Park e achei o lugar mais fofo e tranqüilo, mesmo estando a um quarteirão da sempre fervente Times Square. Achei mesmo que NY é uma cidade grande, movimentada e barulhenta, mas ao mesmo tempo acolhedora e agradável. Um lugar apaixonante.

O curso foi muito maravilhoso para a minha pesquisa e para o que planejo pra minha vida. Além de ter aprendido muito, minha paixão por tudo aquilo só cresceu. Eu pude ver as entranhas da organização que é meu sonho desde criança, eu entrei no prédio, eu ouvi membros do secretariado falando sobre o que é ser uma partezinha da ONU. Meu coração quase transbordou pelos meus olhos na primeira vez que vi aquelas bandeirinhas ao vento. Foi aquela famosa sensação de “isso existe mesmo, é de verdade”. E foi maravilhoso estar lá dentro, assistir uma reunião do Conselho de Segurança, andar pelo lobby, gastar uma fortuna na livraria e sonhar mais e mais com o dia em que voltarei praquele prédio. E eu vou voltar, eu sei, eu quero.

3 comentários:

  1. Coisa boa viajar, melhor ainda qdo gostamos da viagem!!! E muito bom saber que vc saiu a mim: gosta dos passeios solitários pelo novo local!! *_*

    ResponderExcluir
  2. Deve ter sido maravilhoso mesmo! Sempre é bom ter essa grande oportunidade de abrir os horizontes e absorver ao máximo tudo que a oportunidade pode oferecer! Morro de vontade de conhecer NY também! Acho que agora arrumei uma guia! HAhuhahuaha

    ResponderExcluir
  3. Um passo apos o outro la vai vc...longe, e, quem sabe, de volta pro mesmo lugar que conheceu pessoalmente!

    ResponderExcluir