2 de fevereiro de 2010

Militares

Mais uma vez a Globo me dá razões pra deixar meus posts bonitinhos de lado e postar protestos. Tá brabo!

Me preocupa que a imprensa, sempre vigilante sobre a censura que sofre, tomando a posição de "voz do povo", censure o próprio povo. É muito grave a manipulação de informações que ocorre, assim como a calúnia que esse tipo de manipulação pratica sobre o lado da história que é suprimido.

Na semana passada, foi exibida a reportagem sobre a suposta "tortura no Colégio Naval". A informação, tomada de forma superficial [e, diga-se de passagem, sem nenhuma preocupação com um maior aprofundamento] acusava veteranos e oficiais de praticarem tortura psicológica e humiliação com os adaptandos e candidatos a alunos do CN. Tendo resultado na internação de um rapaz de 15 no Instituto de Saúde Mental da Marinha.

Acho hilário o fato de a Globo não ter procurado em momento nenhum um veterano ou oficial do colégio para verificar. Nenhum dos 217 meninos, que receberam platina na 6ª feira e passaram pela mesma adaptação do rapaz que surtou, foi procurado.

HEY! SENHORA CECÍLIA MENDES [editora-chefe do RJ TV 1ªed.]! SENHOR MARCELO MOREIRA [editor-chefe do RJ TV 2ªed.]! FALTOU MOSTRAR OS SEGUINTES POSTS DO TÓPICO "TORTURA NO COLÉGIO NAVAL", DO ORKUT:

Aventureiros x Militares
CN forma homens de guerra, e não meros alunos de 2º grau!
A pressão psicológica e o alto nível de dedicação à causa exigido durante a formação é absolutamente necessária para separar os aventureiros dos verdadeiros homens dispostos a encarar os horrores de um campo de batalha em nome do país e de seus civis (sim, esses mesmos que criticam as instituições militares!).
Veja: se um candidato acha trote olhar para o sol, o que ele vai achar quando receber o comando de avançar no campo de batalha dominado por inimigos bem armados?
Desde que o mundo é mundo militar é uma classe a parte na sociedade, justamente por não serem compreendidos em seus métodos.
Mas o fato é que quando a coisa aperta, são homens fardados que chegam aos lotes em caixões coberto pela bandeira (vide Haiti!). Portanto, deixem eles trabalharem pois se um dia o tambor da guerra tocar por aqui (e não duvide disso!), os civis estarão em casa só torcendo - ou nem isso....
[29 de janeiro]

-----

[...]
Somos homens que não nos importamos em sacrificar nossas vidas em prol da Nação e da Instituição, pois para o militar não há maneira mais gloriosa para morrer (já que um dia todos morreremos) que defendendo a nação.
Os fuzileiros navais que estão no Haiti colocam em risco suas próprias vidas, por ideal, de ajudar pessoas necessitadas e promover a justiça, sacrifciam suas vidas por pessoas que nem ao menos são seus compratriotas. Isso demonstra que tipo de pessoas, nós militares somos! Pessoas honradas, compomos um dos poucos lugares onde os valores éticos, morais e o caráter ainda são inabalados.
[...] Fui aluno e adaptador no CN e acabo de sair da adaptação da EN, e posso dizer que passei por muitos momentos difíceis em minha vida, mas nunca fraquejei, nunca pedi cargas mais leves, e sim ombros mais fortes para suportar cada vez mais o que viesse pela frente!
E o que me fez crescer como pessoa e militar foram as cobranças/pessões impostas à mim por veteranos e oficiais, todas paltadas no respeito e na ética militar!O fato é que ao invés de procurar a verdade e praticá-la a imprenssa prefere publicar calúnias para aumentar a vendagem, prefere descredibilizar uma instituição secular pela para ganhar alguns milhões
a mais!
Infelizmente a maioria dos civis nunca saberão o que é ser militar, nossas tradições, nossas cultos, não saberão o que é amar e ter orgulho de sacirficar-se pela instituição toda vez que assim se fizer necessário!

Aspirante Renan Pereira Dantas
[29 de janeiro]

-----

O engraçado é que a Globo mostra o caso do garoto que,aparentemente, já tinha problemas antes de ingressar no colégio naval, mas não mostra os outros 217 casos dos atuais alunos do primeiro ano que receberam as platinas essa 6ª e realizaram o sonho de entrar pra Marinha e seguir uma carreira em prol de um ideal.Mas, pra que mostrar?! Pra que mostrar o que não vende, alias, pra que resolver mostrar esperança e patriotismo, se o sensacionalismo e a violência tão dando IBOPE?!
Tenho orgulho da tv brasileira! ;]
Sempre colaborando pra união, o crescimento e a melhora do país!
To achando que vou até "de baixa"* pra fazer novela^^
[31 de janeiro]

* ir "de baixa" significa desistir de ser aluno/aspirante/cadete das escolas militares

Um comentário:

  1. O pior é que no bom dia rio ainda usaram esse caso como exemplo para falar de "Bully".

    ResponderExcluir