24 de abril de 2010

海に囲まれた島国

Continuando de onde parei, com a demora de 1 mês cabível à adaptação dessa que vos fala... rs
Sobrevoar o Japão foi mesmo sensacional... A ficha de que estava aqui só caiu depois do segundo ou terceiro dia, mas começar a ver as ilhotas aparecendo lá embaixo me deram a sensação de estar descobrindo um "novo mundo". Solidarizei com Colombo e Cabral, descobrir é mesmo fantástico; dá uma sensação muito gostosa.
O velhinho que estava do meu lado, quando viu o brilho nos meus olhos até abriu mais a janela e me deixou olhar em silêncio. Admirar aquelas ilhotas abarrotadas de gente. O tempo não estava muito bom, ainda era muito cedo, mas era como se o sol brilhasse com toda a força.
Confesso que estava muito nervosa na chegada ao Japão, o que meus amigos confirmaram, agora, depois de 1 mês aqui, ter percebido. Tinha medo daquele último fator que poderia estragar tudo, a última desgraça que poderia acontecer... Sei lá! Vai que na alfândega falam "Volta mais tarde, beijo!", né? Ou a mala vai parar na Ucrânia... Sei lá!!! Mas ser bolsista do governo nos garante... Haha!
O aeroporto de Kansai foi tranquilo. Saímos em bando, os brasileiros, e assim estamos até hoje. A primeira pessoa que conheci e está em Osaka, foi a Daise, a 1ª bolsista da região norte nos últimos 8 anos. Depois conheci a Lê, de Curitiba. Isso ainda em Frankfurt. E os meninos [Marcos, Carlos e Marcelo] só conheci em Kansai, quando começamos nossa lista de brasileirices... Num esquema malandro-mór (na foto ao lado), conseguimos vir para o dormitório pela metade do preço que pagaríamos. Me perguntem como e eu direeeei! rs O tio, motorista de táxi/transporte/afins veio oferecer o serviço! No início achamos que seríamos sequestrados e mortos, mas deixamos rolar... Se nos dissessem que a gente teria que atravessar a baía nadando, nós acreditaríamos mesmo. Estávamos mais perdidos que Mr. Magoo no Pachinko e o Tales (senpai) idem... rs
Depois disso foi só relaxar e olhar embasbacada as coisas em volta durante a nossa viagem de 1h até a roça. Porque moramos na roça! Suita é muito roça e Minami-senri é a roça dentro da roça! Hahaha! Mas é bom morar aqui...
Chegamos na melhor semana possível! As Sakuras tinham acabado de florir e o país inteiro estava eufórico. Minha primeira observação sociológica foi: "Cara, isso é interessante! Todo ano é a mesma coisa e, mesmo assim, todo ano tem festa por causa das Sakuras!". rs Aí aprendi que a primavera é o início de tudo pro japonês. A florada das Sakuras simboliza o recomeço, depois do inverno frio e deprimente. Japoneses e seus simbolismos... Acho muito bonito!
Como diz a regra, tivemos que fazer um "hanami", né? O Felipe, nosso senpai querido (historiador, né? tinha q ser "o cara"), nos levou pro parque e comemos o nosso 1º "obentou" (marmitão japa). "Hanami" é aquele "pic-nic" que o povo faz debaixo da Sakura. Depois que cheguei, fui nuns 3 ou 4... Fácil! Em uma semana já não aguentava mais Sakura! Hahaha!

A partir do primeiro dia exaustivo e tenso em vários sentidos (por mais que saiba um pouco de japonês, rola um choque com a língua, e meu inglês tava daquele jeito...), tivemos uma semana de voltas por aí, compras, adaptação, orientações (foram umas 500 mil! rs), "jikoushoukai" (me apresentei pra vários grupos umas 15 vezes, sem brincadeira!), milhares de fotos e muita coisa boa. Todos chegamos com um pouco de noção de vida nova, apesar de as primeiras semanas ainda terem aquela sensação de viagem de férias.
O tempo nos fez formar uma família meio doida. Mas isso fica pro próximo post...

--

* 海に囲まれた島国 [umi ni kagomareta shimaguni] = País insular cercado pelo mar (meio idiota, mas essa é a tradução; "shimaguni" [país insular] às vezes é usado como metáfora para Japão)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ah, que gostoso poder acompanhar a sua aventura em terras nipônicas!!!
    não esqueça de vir nos contar tudinho sempre, tá?
    beijoconas,
    da harumi

    ResponderExcluir
  3. Adorei o segundo capítulo! Tô com gostinho de quero mais...

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras de sua Mami :D

    :**

    ResponderExcluir