28 de junho de 2011

Nihongo Nouryoukushiken - Prova de Proeficiência em Língua Japonesa

Desde o ano passado, quando assumiu um novo formato, o Nouryoukushiken acontece duas vezes por ano - mais exatamente no meio e no final do ano. Quando fiz essa prova pela primeira vez, ainda estava no Brasil e tinha, acho eu, uns dois anos de estudo de japonês. Bons tempos aqueles, quando o kanji (caractere chinês) mais difícil de lembrar era o de semana (週) ou qualquer outro com mais de 5 traços.

Antigamente (ou nessa época em que fiz pela 1ª vez), o teste tinha 4 níveis (em japonês, kyu), sendo 4 o mais fácil e 1 o mais difícil. Me lembro que, no curso, achávamos nossas senseis as deusas dos kanjis por serem níveis 1 ou 2. Hoje, admiro ainda mais todas elas, porque acho a língua japonesa uma das mais difíceis para nós brasileiros aprendermos; fluência, então, é coisa de kamisama (deus) mesmo!

Hoje, depois de uma mudança que buscou igualar a dificuldade da prova e diminuir o abismo entre os níveis - que era mesmo muito grande -, o Nouryoukushiken tem 5 níveis, com o mesmo esquema de aumento de dificuldade na ordem decrescente dos números. Os conteúdos a serem estudados em cada nível não foram muito alterados, a grande diferença foi a divisão do 2º nível em dois, criando um novo nível de número 3. Ou seja, o 4º nível passou a ser o 5º, o 3º passou a 4º e, entre este antigo 3 e o 1º, foram criados dois níveis que juntos formavam o antigo número 2. Ficou muito confuso? Espero que não...

Cheguei no Japão ainda no antigo nível 4. No Brasil ainda tentei por duas vezes o 3º nível, mas por falta de estudo, stress com outras coisas e falta de vergonha na cara, nunca passei. Talvez, por isso, tenha chegado aqui muito idiota no Nihongo, mesmo depois de 4 anos de estudo. Falta de dedicação é muito, mas muito, feia! "Ai, ai, ai" pra mim! [aqui é a parte que entram as broncas das minhas senseis, quando elas lerem esse post e comentarem...]

No fim do ano passado, com quase um ano de Japão, tentei o novo nível nº 3. Passei. Descobri mesmo que estar imersa na cultura é um catalisador muito sinistro pro aprendizado da língua. Quem fica fluente estudando japonês em seus respectivos países ganhou um pequenino altar na minha casa depois disso.

No próximo domingo (sim, dia 3 de julho. sim, tá perto pra caramba. não, isso não é feliz.), acontece o primeiro teste desse ano. Fiz a bobagem ENORME de me inscrever para o nível 2. Bobagem por que? Bobagem porque não tive tempo de estudar direito de novo. Tive aulas de gramática para a prova, estudei menos de 1/3 do livro de leitura e compreensão e estamos aí, prontos para o resultado e para ter gasto ¥5,500 (correspondente a cerca de R$110), o que é bem mais caro do que no Brasil, por nada.

Mas, enfim, de qualquer forma, vai valer pela experiência e para conhecer a prova, que também é diferente dos outros níveis. A partir do segundo nível, a prova tem 2 etapas – ao contrário dos mais fáceis, que tem 3 – uma que reúne gramática, compreensão, vocabulário e kanji, outra de listening.

Espero sinceramente, que estes últimos meses lendo coisas macarronicamente difíceis, em japonês, para as minhas aulas do doutorado, tenham adiantado de alguma coisa em kanji e vocabulário. Porque minha área, em japonês, não é nada fácil. E que meu dia-a-dia na faculdade e na rua me sirvam para o listening. A única vantagem que tenho é morar aqui... Hahahahaha! Que, talvez, pro ni kyu (nível 2), não seja nada.

Vamos vivendo um dia de cada vez, nesse mundo doido. Queria compartilhar com vocês mais essa experiência, não só daqui do Japão, mas de quem estuda japonês.

3 comentários:

  1. Você é minha idola... haiuahuaha
    Quero um dia chegar nesse nivel... Acho que no final do ano tentarei o nivel 4...

    Boa sorte para você! Sei que você vai conseguir!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não soube o resultado, mas acredito que tudo na vida vale como experiência. Acho possível, sim, que vc passe, mas no caso de não acontecer, pense bem nisso: você não jogou dinheiro fora. De forma nenhuma. Já conhece a prova, sabe seu nível de dificuldade e pode dominá-la melhor. Tudo isso é lucro!

    ResponderExcluir
  3. Bem, como já falei pra vc antes tb, só falta perder um pouco da vergonha de se entregar pra lingua, de não ter medo de arriscar e errar, pq eh assim que se aprende mesmo. E vc sabe que vc eh mto boa...principalmente na compreensão auditiva e, agora mais ainad, na escrita e leitura.
    As dores de cabeça com as matérias em nihongo servem, de alguma forma, pra sua melhora.
    Ganbattene, bebe!

    ResponderExcluir