21 de julho de 2011

1ª formação: Blogueira amadora

Minha primeira “profissão” na vida foi a de ser blogueira. Não, não estou me gabando. Hoje ser blogueiro é profissão pra um monte de gente. Eu não me atrevo a colocar no currículo, mas gosto dessa “função amadora”. Não que eu escreva e transmita informação à massa, como alguns blogueiros consideram fazer, ou que eu escreva maravilhosamente bem e seja a próxima Maria Clara Machado. Mas escrevo e gosto, isso me basta.

Criei meu 1º blog há 8 anos. Tinha exatos 16 anos, uma enorme quantidade de tempo livre, um tanto de falta de criatividade e um monte de caraminholas na cabeça. Lendo meu antigo blog hoje, vejo uma boa versão de “Malhação” (nos áureos tempos, porque hoje é uma merda). Era tão tosca a forma com que eu escrevia lá no início! Usava um “miguxes” ridículo, declarava amor eterno a todo mundo, era a própria caçadora de popularidade. Hahahaha! De vez em quando, uma luz vinda do além, de onde não vem ninguém, batia na minha cuquinha oca e me fazia escrever coisinhas até interessantes, como no post que dei meus primeiros sinais de escolha na vida:


Bem, já começamos com o pé direito esse ano escolar né? Pufff! Parece que a gente já tá em julho! Eu já tô exausta com uma semana de aula... Já comecei a estudar, fazer exercícios... Por que? Caraca, eu vou fazer vestibular! Em abril (sim, meu presente de aniversário) já tenho prova.
Nos últimos dias pude até curtir uma folguinha. Na quinta fui pra festa de formatura do PII, zoei muito, dancei, suei, encontrei o Léo (lindinho) e cheguei em casa às 4 da manhã. No dia seguinte, ou melhor, no mesmo dia, fui pra aula. Sim, eu não posso mais dar mole, vou ficar maluca! Consegui disfarçar bem, até a aula de matemática... Não deu pra segurar, eu quase durmo na cara do professor! Pufff! Depois cheguei em casa e... E? Dormi é claro! Dormi muito por sinal!
Ontem tive palestra sobre o vestiba. Com o mesmo discurso de sempre: Vontade, dedicação, blá blá blá.
Resumindo: foi uma semana boa e, ao mesmo tempo, ruim. Que confusão! Hahahahahahahaha!
Mas tudo vai dar certo! Vou me sentir bem quando estiver na UFRJ (sonhando alto... hihihi), olhar pra trás e poder dizer que o esforço valeu a pena. As grandes realizações são resultados de grandes esforços! Imaginem vocês podendo dizer que um dia visitaram o blog ou que são amigos da embaixadora do Brasil em não sei onde? Demais né? Ai, ai...


Ou quando publiquei sobre o atentado terrorista em Madri:

Ahora España... Sin palabras...
Mais um atentado, né? Vergonhoso demais... Pelo amor de Deus, alguém concorda com uma coisa dessas?
É uma verdadeira "troca de gentilezas". Enquanto um lado menospreza a soberania de um país e mata seus habitantes sem um motivo justo, o outro faz a mesma coisa de surpresa. Ninguém merece...
Até quando isso vai durar? Eu posso dizer que até a hora em que o homem pensar mais nos outros... Ou seja, vai demorar...
"Tá bom, eu também não manejo as serras elétricas e os tratores que derrubam as árvores, também não aperto os gatilhos que acabam com as vidas de tanta gente mundo afora. Acontece que as constituições da maioria dos países, se você sabe que um crime está ocorrendo e não faz nada para impedi-lo, pode ser acusado de ser cúmplice. Isso é um pouco assustador, de um certo modo, mas tem seu lado bom. Se somos capazes de destruir, também temos a possibilidade, como seres humanos maduros, de agir contra tudo que achamos que está errado (...) Só quando nos dermos conta de que o mundo é nossa responsabilidade é que seremos dignos de nos tornarnão apenas adultos, mas gente grande. Coisa que, basta abrir o jornal para perceber, está em falta." (Antonio Prata - Capricho / 07.03.2004)
Por isso quero tanto ser diplomata, para poder participar.


Os pontos bons de “existir” na internet há tanto tempo é que pude amadurecer e aprender a usar bem o que, hoje, acho uma ferramenta muito importante. Além de toda a diversão de ter registrado boa parte das minhas aventuras adolescentes e poder matar a saudade e rir um bocado dos dramas típicos da época. Vira e mexe, me pego lendo meus posts antigos e “mimijando” de rir da minha própria cara. Como a gente é bobo quando é novinho!

É legal, também, ver e lembrar as modinhas pelas quais a gente passa. E não adianta vir com essa de “eu nunca segui modinha, sou contra rótulos”, porque isso também é seguir uma modinha. E, convenhamos, eu usava uns gifs muito maneiros! Hahaha!

Hoje, meu blog assumiu um papel um tanto mais importante na minha jornada do que era naquela época. Inicialmente, o blog era um diário. Diário no sentido literal da palavra. Todos os dias eu escrevia qualquer coisa que viesse na minha cabeça e todas as “milhares de coisas” que se passavam na minha monótona vida. Agora esse blog é muito mais um elo de conexão, “compartilhamento de dados” e desabafo do que qualquer outra coisa.

E admito, “nerdmente”, que adoooooro escrever. Adoooooro compartilhar as coisas que vem na minha cabeça. Adoooooro parar tudo, ter uma idéia e passar pro papel (leia-se Word). Blog vira vício e, convenhamos, um vício adorável. Antes de me formar historiadora, já era uma “blogueira amadora” profissional! Hehehe!

A propósito, se interessar a alguém ou alguém quiser sair da depressão, visite o meu velhinho. A diversão é certa! http://www.nina_na_net.blogger.com.br

(mas não se esqueçam que é preciso voltar para os primeiros posts no arquivo, na barra lateral!)

Um comentário:

  1. "Como a gente é bobo quando é novinho!"... MAS VC AINDA É TÃO NOVINHAAA!!!!! OMG! Tanto por viver e realizar!! QUE DELÍCIAA!!!! Kisses!

    ResponderExcluir