10 de outubro de 2012

Temaki

Isso ae mesmo! Hoje vamos falar sobre aquela delicinha que, já há alguns anos, você pode comprar em qualquer esquina do Brasil – o famoso temaki. O único problema de comprar o temaki no Brasil é a ‘bagatela’ (puff!) que cobram por qualquer tipo de comida japonesa na nossa terra tupiniquim, né? Outro dia ouvi de uma amiga que um potinho pequeno de conserva de gengibre custa R$5 numa famosa rede de ‘temakerias’ do Rio. Credo, né gente? Vamos fazer em casa, que é mais barato, gostoso e leva o ingrediente que a gente quiser.

O temaki é, tradicionalmente, um rolinho japonês. Existem milhares de tipos de sushi; alguns deles nem são originários do Japão, são mesmo invenções nossas aí no ocidente, como o famoso e delicioso ‘Hot Filadélfia’ (meu favorito). Por incrível que possa parecer, o temaki, como nós conhecemos no Brasil e no resto do mundo, não é tão famoso no Japão. Confesso que é complicado encontrar um restaurante ou bar que venda os ‘beneditos’ por aqui.

Os japoneses gostam mais do makizushi, que é um rolinho japonês fechado, não em forma de cone. Vocês podem achar que nunca viram mais gordo, mas comeram várias e várias vezes, só que cortadinho. E eu, por sorte, achei um brinquedinho aqui que ajuda muito a fazer makizushis deliciosos...

Quem sabe os amigos não se dão bem e comem alguns lá em casa, quando eu voltar pro Brasil, né? rs

Mas, voltando ao temaki... Parece doideira, mas é uma das coisas mais fáceis de fazer NA VIDA! Aprendi com uma das minhas queridas professoras de japonês, quando visitei sua casa, há uns 4 anos (Deus, o tempo voa... O.O).

Você vai precisar de:

- Arroz japonês (nunca tentei com outro e aconselho que seja o japonês mesmo, porque precisa ser empapadinho, o Momiji é famoso e barato no Brasil);
- Nori (alga japonesa, vendida em lojas especializadas e em alguns supermercados, o Extra, por exemplo);
- Recheios (eu uso: maionese japonesa, pepino cortado em tirinhas, kani, atum enlatado, milho, salmão cru, cream cheese, etc.)

Semana passada fiz uma ”Noite de temaki” lá em casa, com o namorado, e preparei um tutorial rapidinho. Olha como é fácil!

1 – O nori é vendido assim, num formato retangular grande. Corte em retângulos menores (2 ou 3, dependendo do tamanho original);

2 – Posicione a metade de um dos retângulos na palma da sua mão;

3 – Com uma colher, espalhe um pouco de arroz nessa metade (seja parcimonioso, se o arroz for demais, o temaki não fecha e vai ser uma zona! rs), pressionando de leve, pra dar uma achatada;

4 – Por cima do arroz, espalhe os recheios que você quiser, de preferência na diagonal, a final você pretende ainda fazer um cone com tudo isso. No meu, usei kani, pepino, cream cheese e cebolinha.

5 – Agora vem a parte de enrolar seu temaki. Sim, essa é a parte tensa do processo e meus “pupilos em temaki” (rs) nunca conseguem de primeira. O segredo é pegar a ponta da alga e dobrar na direção do centro do retângulo, formando um triângulo (aulas de geometria culinária... hahaha!).

6 - Mantenha o lado dobrado com uma mão e puxe o lado livre do nori para fechar o cone.

7 – PRONTO! ^^

O namorado foi mais literal e preparou um real TE-maki pra gente... Hahahaha! Pra quem não sabe (a maioria esmagadora do universo), ’te’ significa ‘mão’ em japonês e ’maki’ é ‘rolo’. Tá aí o TE-maki do moço:

O sushi é o alimento tradicional do japonês. [Veja bem, tradicional não quer dizer o mesmo que o arroz com feijão significa pra nós. Não se come sushi todos os dias, bem como não comemos feijoada todos os dias.] E, hoje em dia, é mais barato e divertido comê-los nos famosos Kaitenzushi (lugar onde o sushi fica dando voltas numa esteira). Além de gostoso, o sushi é, sem dúvida nenhuma, saudável e até light (se considerarmos os ingredientes leves e ignorarmos os carboidratos do arroz ou considerarmos que nem é tanto assim). Então, gente, SE JOGA NO TEMAKI CASEIRO! =P

4 comentários:

  1. DILIÇAAAA!!! Aprendemos com vc aqui em casa e fazemos sempre!

    ResponderExcluir
  2. Meu TE-maki eh soh sucesso! Nada mais pratico!
    Tentei toda essa geometria culinaria ae e criei novas formas inexsitentes no universo, huiahuia!
    Mas eh bao! Especialmente com nori coreano, que foi o utilizado ae.

    ResponderExcluir
  3. HAhahahaahah, muito bom o te-maki!!!

    Tô mandando esse link pra DNS agora. Estamos planejando há meses um japonês em casa. Quando você voltar, vamos fazer?

    Nós somos doidos pra fazer sunomono em casa!

    ResponderExcluir