7 de setembro de 2009

7 de setembro - Jogo dos 7 erros

Antes de tudo, quero brincar... Passei a semana passada inteirinha pensando nisso e quero compartilhar. Vamos dar uma olhadinha na imagem abaixo:


"O Grito do Ipiranga", de Pedro Américo. Sim senhores!

Não podemos negar, esse quadro é bonito. É a imagem que todos nós queremos ter de nossa independência. Mas, como todos sabem, não é a verdade. Vamos aos detalhes malignos que destróem nossas ilusões [sim, fazer história é tornar-se a tia que conta pra criança que Papai Noel não existe!].

1º detalhe: Todo mundo bonitinho? Oi? Quando o tio Pedro avisou que ia gritar, todo mundo lavou o rosto, colocou a melhor farda e formou uma roda pra assistir? Come on, né gente? Quando que uma comitiva à cavalo que já vinha de uma longa viagem de Minas tá toda linda? Os Dragões da Independência [que eu amo, por sinal] estão magníficos! Olhem as roupinhas brancas perfeitas!
2º detalhe: Lembram da história da carta de José Bonifácio? Pois bem... Falha da historiografia, confesso, mas não dá a impressão de que tio Pedrinho leu a cartinha em cima do cavalo, sacou a espada e gritou pra galera "Independência ou mooorte!" e o povo "Opa! Belê! Tamo independente!"??? Tudo faz parte de um processo, meus amores. Tudo!
3º detalhe: Já pararam pra pensar o quanto a imagem do grito às margens do Ipiranga parece mais boba do que a imagem do "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico"?
4º detalhe: Sente o camponês ali no canto. Viu? Aquele rapaz robusto, cheio de vida e visivelmente encantado com a cena? Ele é você, eu e todo mundo cantando junto. Ele representa o povo. Pedro Américo colocou ali aquele pobre homem como representante do brasileiro. Obrigada Pedro Américo!
5º detalhe: Além da comitiva de Pedrinho, são só mais duas as pessoas presentes na imagem. Além do "todo em um só" cuidando do gado ali no canto, temos o senhor no cavalo logo atrás do pessoal que "fechou" com o Pedrinho. Sim! Ele é o dark side. Veja como ele não está feliz. Se o quadro tivesse balões de fala, ele estaria falando coisas feias.
6º detalhe: Vejam a posição dos cavalos da guarda... Olharam? Sentiram o mesmo nervoso que eu??? Sim! A impressão é de que tudo acabou em uma comédia pastelão, com todo mundo no chão. De onde eles viriam correndo? Por que correriam? Ali embaixo já é o rio, estão vendo. Pois é...
7º detalhe: O último e MAIS IMPORTANTE detalhe é de que o cavalo, meus queridos, era uma mula e o tio Pedrinho tava com dor de barriga. Ou seja, nada de pose bonita, grito alto etc.

Mas, ainda sim, amo essa data e tudo que ela representa. Palhaçadas com "O Grito do Ipiranga" são comuns, mas devemos observar que é importante construirmos um belo simbolismo em torno de um acontecimento fundamental na nossa História.

Brincadeiras à parte, hoje, 7 de setembro de 2009, comemoramos 187 anos de independência do Brasil. Uma independência um tanto dependente, mas ainda sim importante.

Somos um país grande e poderoso na medida do possível. Com todos os problemas de uma ex-colônia, o Brasil é hoje um Estado com destaque internacional. Como nação, nos falta organização e competência na maior parte das vezes, mas ainda vejo esperançosa os passinhos de formiga que estamos dando rumo a uma situação muito boa; economicamente boa, pra ser mais específica.

Além do nosso lento, mas visível crescimento, não posso negar o quanto me alegra o coração olhar esse pedaço de terra perfeito, de clima maravilhoso, natureza exuberante e povo gentil. Que me desculpem os outro, mas eu AMO essa terra e duvido que qualquer outro canto do mundo seja melhor do que aqui.

Me preocupam episódios como o da cantora Vanusa. Aquela cena deplorável só nos traz, mais uma vez, o aviso de que é preciso cuidar mais do nosso país. Abram os olhos, ok?

Um comentário:

  1. Na minha época, lá pelos idos de 1960/70 (como já dizia "seu Pantaleão" - personagem do Chico Anísio, gente! Credo, não é tão velho assim...),todos os dias a professorinha primária (ensino fundamental, galera...)formava a turma e a bandeira do Brasil era asteada enquanto cantávamos o hino nacional. Chato, careta,antiquado? NÃO!! Era muito legal e nós tínhamos um respeito danado pelos símbolos nacionais e um amor imenso pela nossa pátria!
    Não tá faltando um pouco disso hoje, não? (Quem viu Vanusa...)
    Tem razão, Nina, ao dizer que precisamos cuidar mais do nosso país...

    ResponderExcluir